Tipos de Cerveja

Toda Cerveja é Ale ou Lager

Todas as cervejas do mundo pertencem a uma dessas categorias: Ale ou Lager. A maioria das pessoas, homens e mulheres, não sabe a diferença entre elas e usa os termos a esmo, sem saber o que significam. Por isso, vamos explicar para você (faça a gentileza, divulgue esta informação para seus amigos).

Ale

É uma cerveja cuja levedura fermenta no topo do recipiente fermentador e em temperaturas relativamente altas (15,5 oC a 24 oC), o que resulta em um período de fermentação rápido (7 a 8 dias, ou até menos). As leveduras da Ale geralmente produzem sabores um tanto elevados (com exceções). As Ales costumam ser muito aromáticas e conter mais açucar residual, isto é, açucar que não foi consumido pela levedura no processo de fermentação.

Lager

A palavra lager vem de um termo alemão que significa "armazenar". A Lager é feita com leveduras que fermentam no fundo do fermentador e em temperaturas relativamente baixas (1 oC a 10 oC), o que resulta em um tempo longo de fermentação (semanas a meses). As leveduras da Lager geram menos subprodutos do que as da Ale e produzem um gosto mais suave e refrescante (de novo, há exceções).

Qual é seu Tipo? Estilos de Cerveja

O que é, então, um estilo de cerveja? Bem, basicamente, é um nome dado a uma cerveja com base em seu perfil de sabor e/ou sua origem histórica. Em geral, a primeira coisa que você sabe sobre uma cerveja é o estilo, pois ele aparece no rótulo; portanto, é útil entender os atributos dos estilos.

Como dissemos, todas as cervejas são ales ou lagers. Porém estas se subdividem em estilos. Por exemplo, uma pilsner é um estilo de lager; uma doppelbock também; uma Red Ale é um estilo de Ale, assim como uma Stout e, claro, uma IPA (India Pale Ale). As cervejas são categorizadas com base tanto em tradição histórica quanto em características sensoriais. Os sabores que mais importam a um estilo de cerveja são o tipo e força do malte, a espécie de levedura, a intensidade do amargor e o tipo e intensidade dos lúpulos. Já a aromaticidade mais importante inclui a intensidade e tipo de aroma do malte, a intensidade e o tipo de aroma dos lúpulos e o aroma do éster da levedura. A sensação da cerveja na boca, tanto da espessura de líquido quanto da qualidade picante da cabornatação, também é uma fator importante para determinar um estilo. As características visuais mais importantes são cor, clareza e a natureza da espuma (por exemplo, a espessura)

O nome de uma cerveja dá uma ideia de seus aromas, de sua força e de seu corpo, de sua fabricação e até de sua história. Há muitas e muitas variações dentro de cada estilo específico, e cada cervejeiro cria sua versão de estilos existentes. Mas, se você conhece o estilo de uma cerveja, sabe o que esperar dela.

Classificação das Cervejas - a Tabela Periódica da Cerveja

Ref: Cerveja em Casa - receitas e dicas para fabricar sua própria cerveja (Christina Perozzi e Hallie Beaune)