Guia de Degustação

Cerveja é para ser saboreada na companhia dos outros. Pratique essa arte do convívio e chame amigos para uma sessão de degustação.

Degustar envolve todos os sentidos. Afinal, a bebida tem uma rica variedade de cores, sabores e aromas. Existem poucas regras, cada sessão de degustação pode apresentar uma variedade de estilos, mostrando a diversidade das cervejas ou, então, uma seleção de variações sobre um mesmo tema, por exemplo, uma seleção de IPAs americanas, Pilseners ou Red Ales.

Comece com as cervejas mais delicadas e termine com as que possuem sabor mais intenso ou forte.

Tenha a mão água, e bolachas de água e sal ou batatas fritas, elas contribuem para "limpar" o paladar entre as cervejas. Cheers!!!

 Audição

A degustação começa pela audição. Preste bastante atenção ao barulho do gás saindo da garrafa. O motivo? Na falta dele, existe a possibilidade da cerveja estar com baixa carbonatação e oxidada.


Visão

Conhecer sua cerveja é fundamental para aproveitá-la ao máximo. Cada cerveja tem sua própria coloração, que varia de acordo com a filtração e espuma. Juntos, esses fatores tornam uma cerveja deliciosa e bonita aos olhos.


Olfato

A maior parte da percepção do sabor se dá pelo aroma, mesmo o menor dos copos pode reservar uma experiência olfativa única.

 


Paladar

O ápice da degustação! Enquanto estiver se deliciando, não deixe de prestar atenção nas características mais marcantes de apreciação, como o sabor, o corpo da cerveja, as sensações que ela gera, a carbonatação e o amargor que ela contém.


Dicas para Apreciar uma boa cerveja

  1. Garrafas ou latas devem ser guardadas na vertical em lugar fresco e nunca devem ser agitadas​.
  2. Mantenha a cerveja ao abrigo do sol e, se possível, longe de odores fortes. O sol pode produzir um aroma desagradável na cerveja.
  3. A cerveja deve ser colocada na geladeira e não no congelador, o choque térmico prejudica o seu sabor.
  4. Evite colocar e tirar a cerveja da geladeira, isto acelera seu envelhecimento.
  5. A temperatura ideal para beber uma cerveja é entre 3 e 6 graus.
  6. Cervejas estupidamente geladas só servem para amortecer as papilas gustativas, impedindo que possamos apreciar todas as nuances da bebida.
  7. Canecas e copos pequenos de vidro são os mais indicados para servir cerveja, eles mantém a temperatura e a espuma da bebida.
  8. O copo deve estar perfeitamente limpo. Manchas de gordura ajudam na dissipação da espuma e do gás carbônico, deixando a cerveja choca.
  9. Caso decida gelar previamente o copo, retire os cristais de gelo que se formarem.
  10. Dois dedos de espuma são ideais para reter o aroma e evitar a liberação do gás carbônico. 
  11. A espuma cremosa revela a persistência e o bom estado da cerveja, proporciona proteção contra oxidação e contra a perda de temperatura.
  12. A diferença entre chopp e cerveja é a pasteurização, um processo de aquecimento e resfriamento rápido para garantir maior estabilidade microbiológica ao produto.
  13. A cerveja, por lei, deve ser pasteurizada. Já o chopp não é pasteurizado, por este motivo tem um prazo de validade menor e deve ser consumido mais rapidamente.